fbpx

9 filmes pra ir à montanha sem sair de casa

Fizemos uma seleção de películas sobre montanhas, escaladas e trilhas. São filmes que se passam em algumas das principais cordilheiras do planeta como: os Himalaias, os Andes e os Alpes Suíços, entre outros lugares remotos. Um aparado de filmes que já vimos, recebemos indicação para ver ou falamos sobre, durante nossas trilhas. Tem drama, aventura, histórias verídicas e até romance. Sim!

Percebemos que, quase não existem filmes do gênero protagonizados por mulheres, numa tradução aproximada da realidade, claro. Afinal, não faz muito tempo que elas chegaram no mundo outdoor. Numa homenagem a elas, ao que já estão escrevendo e ainda vão escrever sobre o mundo da aventura, começamos com o único da lista estrelado por uma mulher!

 

1) Livre (Wild – 2014)

Livre é uma jornada em busca da reconexão com a natureza e consigo mesma, baseada na biografia de Cheryl Strayed e interpretado por Reese Whiterspoon. Para enfrentar os problemas que a assombram, e tentar se reencontrar, ela decide pegar a estrada e andar por uma das trilhas mais difíceis dos Estados Unidos – a Pacific Crest Trail, da fronteira do México até o Canadá, sozinha.

2) Evereste (2015)

Baseado numa história verídica, Evereste remonta ao início das incursões ao maior pico nevado do planeta, por agências de turismo. A narrativa mostra dois grupos de alpinistas que se unem para escalar o monte e enfrentam uma forte nevasca na subida final, por fim lutam para sobreviver.

https://www.youtube.com/watch?v=WTt1hpwMEVQ

3) A Escalada (2017)

A Escalada é uma comédia na montanha. Dá pra se divertir, mas claro tirar algum conhecimento sobre o gigante do planeta e a cultura local. Na história, um jovem de origem humilde decide escalar o Monte Everest para impressionar a mulher que ama – e vira sensação na mídia.

https://www.youtube.com/watch?v=DlsudNFtpxA

4) Depois Daquela Montanha (2017)

Se te agrada um misto de sobrevivência e romance inesperado na montanha, esse é o filme. Perdidos após um trágico acidente de avião, dois estranhos precisam desenvolver uma conexão para sobreviver aos elementos extremos de uma remota montanha coberta de neve, e sem chances de resgate.

5) Gabriel e a Montanha (2017)

Este é pra quem quer se emocionar e prestigiar um filme nacional, baseado na história do brasileiro Gabriel Buchmann – um economista carioca de 28 anos. Gabriel é retratado como um jovem aventureiro, cheio de planos, que antes de se preparar para a vida acadêmica na Universidade da Califórnia decide ir para a África e subir o Monte Mulanje, um dos mais altos do Malawi.

6) In To The Wild (2007)

Na Natureza Selvagem é uma bela história, daquelas pra tirar lições de vida. O protagonista Christopher McCandless, filho de pais ricos, se forma na universidade de Emory como um dos melhores estudantes e atletas. Mas, em vez de abraçar uma carreira prestigiosa e lucrativa, ele escolhe doar suas economias para caridade, livrar-se de seus pertences e viajar pelo Alasca.

https://www.youtube.com/watch?v=D4SeyeHEC6I

7) The North Face (2008)

Esta aventura se passa nos Alpes Berneses, na Suiça. O filme é baseado em uma história real, sobre um grupo de alpinistas alemães em 1936 e seu drama para escalar a face norte da mais terrível montanha dos Alpes, o maciço suíço que já matou vários homens, e pior sob a pressão da propaganda nazista.

8) 127 horas (2010)

Essa biografia é um drama daqueles, mas com final satisfatório. Ao explorar um cânion remoto em Utah, o alpinista e aventureiro Aron Ralston fica preso em uma fenda quando uma pedra cai. Nos cinco dias seguintes, Ralston examina sua vida e considera suas opções, as quais o levam a uma situação angustiante. Aron precisa tomar uma atitude para que possa se libertar e tentar voltar para a civilização.

9) Tocando o Vazio (2003)

Tocando o Vazio é pra fechar com uma aventura na América Latina. Em 1985, os alpinistas Joe Simpson (Brendan Mackey) e Simon Yates (Nicholas Aaron) enfrentaram desafios na tentativa de escalar a Siula Grande, montanha nos Andes peruanos. Após o sucesso na escalada, eles não tiveram a mesma sorte na descida: Joe cai e quebra a perna. Simon, então, fica com uma decisão difícil em suas mãos.

 

Agora, é preparar a pipoca a bebida e se esticar no sofá! Bom filme!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se e fique por dentro!