fbpx

9 curiosidades sobre o Monte Roraima

Todo montanhista sonha com o trekking no Monte Roraima. Seja pela beleza deste lugar, seja pelo desafio de passar tantos dias num lugar tão inóspito ou ainda pelas lendas que envolvem o Gigante Azul. O fato é que essa área remota atrai caminhantes de todo o mundo. Se você está começando no montanhismo e ainda não tinha se atentado para o Monte Roraima não se preocupe, logo, logo, este roteiro estará no topo da tua lista de desejos. Enquanto isso, descubra as mais interessantes curiosidades do tepui Roraima, o da direita na foto abaixo:

1. Tem o cume mais extenso do planeta

Sim, a montanha mais extensa do mundo. Chamado de tepui, formação típica de topos aplainados em forma de grandes mesas, é dono de um cume avantajado de aproximadamente 90 km². Ao lado do Monte Roraima estão outros tepuis, como o Kukenán – o da esquerda na foto acima.

2. Foi descoberto pelo povo branco em 1.595

Durante a colonização britânica e espanhola, há mais de 400 anos, é que o povo branco registrou a chegada a incrível Montanha de Cristal, batizada de Monte Roraima. A região era habitada, claro, há pelo menos 10 mil anos por povos ameríndios.

3. Foi escalado por brancos pela primeira vez em 1.884

O aventureiro inglês Everard Ferdinand Im Thurm chefiou a expedição que atingiu pela primeira vez o cume do Monte Roraima. A mesma rota é o principal acesso, utilizado até hoje para se chegar ao topo da montanha e feito pelo lado venezuelano. O lado brasileiro é um paredão vertical de mais de 1.000 metros.

Arquivo: SAM

4. Foi cenário de novela

Em 2014 o Monte Roraima foi o principal cenário da novela Império, da Rede Globo, embora boa parte das cenas não tenham sido gravadas em cima do monte. No folhetim a montanha era a fonte da fortuna do protagonista, construída à base de muitos diamantes.

5. Roraimu ou Gigante Azul, para os índios pemons da Venezuela

Uma das formações geológicas mais antigas do planeta é também cenário de lendas e superstições contadas pelos índios da região,  para eles o Monte é o lar de Makunaíma – o Deus da Tempestade. Há o registro de que Monte Roraima, do indígena, ainda signifique Serra Verde.

6. Foi tema de livro e inspiração para o cinema

Os gigantes tepuis da Gran Sabana e do Parque Nacional Canaíma inspiraram o romancista escocês Arthur Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes, a escrever O Mundo Perdido em 1912. Um clássico de ficção científica da literatura internacional. Produção que acabou influenciando obras de mesma temática, como o mega-sucesso Jurassic Park.

7. A Nasa realiza pesquisas em seu topo

O “Mundo Perdido” pode sim ter muito à contribuir para as descobertas da humanidade. Tanto que a Agência Espacial Americana (NASA) investiga micróbios encontrados nas paredes das grutas do Monte Roraima, que poderiam trazer pistas sobre vida em outros planetas.

8. É a 7ª mais alta montanha do Brasil

Tem 2.739 metros de altitude e o acesso para o topo é pelo lado venezuelano. O trekking começa na aldeia indígena Parai-Tepui e pode durar de 5 a 8 dias, conforme o a quantidade de locais que serão visitados no alto da montanha.

9. Está localizado na tríplice fronteira entre Guiana, Venezuela e Brasil

É dividido assim: 5% de sua área pertence ao Brasil, 10% a Guiana e 85% a Venezuela. Lindo e misterioso é também uma testemunha ocular de nossa evolução geológica. Os mesmos rochedos presenciaram o Período Jurássico e assistiram ao vagaroso afastamento da América do Sul da África, na divisão do antigo super continente Gondwana.

Já se imaginou caminhando na Gran Sabana? Então, bóra preparar a cargueira e partir conosco para o Gigante passar a Virada do Ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se e fique por dentro!