A partir de 2020, o dia 21 de agosto faz parte do calendário oficial de eventos do município de Quatro Barras (PR) como o Dia da Montanha, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação das montanhas, fonte de água, energia, diversidade biológica e lazer.
A criação desta data no calendário da cidade foi um pedido do Conselho Municipal de Turismo, tornou-se o Projeto de Lei 0028-2020 apresentado pelo vereador Paulo Cesar de Lima Junior e foi sancionado pelo prefeito Angelo Andreatta no dia 14 de maio de 2020.
21 de agosto: a escolha da data
Este dia foi escolhido em homenagem a primeira data de conquista do Pico Marumbi, imponente maciço de montanhas na Serra do Mar do Paraná. Em 21 de agosto de 1879 aconteceu a primeira escalada ao topo do Marumbi, a primeira escalada esportiva registrada no Brasil, que deu início à prática de montanhismo no país.
Boa parte do território de Quatro Barras é composto por montanhas. A cidade é a casa do Parque Estadual da Serra da Baitaca, cujo ponto culminante é a Montanha do Anhangava, considerado o melhor campo escola de montanhistas do Brasil.
10ª edição Semana da Montanha
A partir da instituição do dia 21 de agosto como Dia da Montanha em Quatro Barras, o município irá promover na semana desta data a 10ª edição da Semana da Montanha, evento tradicional da comunidade paranaense que acontece pela segunda vez em Quatro Barras.
Para a semana, está previsto a realização de palestras nas escolas públicas e comunidade em geral para conscientizar e sensibilizar a todos sobre importância da preservação com as montanhas e as matas.
Nossas memórias em Quatro Barras
Em tempos de pandemia, o isolamento social é a medida mais recomendada para achatar a curva de contágio pelo novo Coronavírus e evitar uma sobrecarga na sistema de saúde. Por isso, trilhas e parques estão fechados, estamos em casa para resguardar nosso bem mais importante: a vida.
Mas a saudade das montanhas e da mata bate no peito. Em Quatro Barras vivemos momentos inesquecíveis subindo o Anhangava, caminhando até o Morro Samambaia, vendo o amanhecer no Pão de Ló de frente pro Conjunto Marumbi e, claro, começamos o tradicional Caminho do Itupava algumas vezes.
Em breve vamos viver novos momentos e colecionar novas memórias. Por enquanto, relembre com a gente essa conexão com a natureza por meio de fotos e sentimentos.
Subindo o Anhangava:
Dias de Sol no Morro Samabaia:
Caminhamos muitas vezes para ver o amanhecer no Pão de Ló de frente pro Conjunto Marumbi:
Tradicional Caminho do Itupava:
Na Serra da Baitaca também realizamos nosso inspirador Banho de Floresta:
Continue com a gente, em breve tudo isso vai passar.