No micro e no macro, tudo se repete. Os cuidados com a Terra devem ser estendidos aos cuidados com nosso pequeno planeta, nosso corpo. Em mais de 100 dias de quarentena, cuidar de nós por inteiro tem se mostrado fundamental na busca pelo equilíbrio necessário para ultrapassar a pior crise da nossa geração.
Durante o confinamento, o que você tem feito para se reconectar com a natureza e com você mesmo? É sobre isso que se trata esse conteúdo. Continue a leitura e conheça alguns bons hábitos ou dicas que você pode adaptar e adotar na sua rotina para levar mais saúde e bem-estar ao dia a dia.
4 dicas para se cuidar melhor em tempos de confinamento
1) Cuide da vitalidade física
A vida pede movimento e mexer o corpo é fundamental para deixar de lado o baixo astral, trazer mais vitalidade e disposição para o dia. Em aulas no YouTube, no Instagram ou no aplicativo de sua preferência, dá para levar a atividade física para dentro de casa e não acabar perdendo o condicionamento físico durante esse período que precisamos ficar reclusos. Praticar pelo menos 15 minutinhos diários já são suficientes para manter seu corpo em movimento e liberar a endorfina que faz tão bem!
2) Alimentação e banho de sol
Não se esqueça de tomar sol todos os dia, pelo menos meia horinha – mesmo se for da janela de casa. Isso é fundamental para sua saúde, para que seu organismo possa cumprir todas as funções, mas também para sua alegria. Estudos já comprovaram que a falta de contato com os raios solares pode te deixar mais propenso à depressão.
Além disso, se hidrate com pelo menos 2 litros de água todo dia, e dê preferência aos alimentos naturais, vindos da terra, raízes e frutos da época. Aproveite essa oportunidade para se conscientizar que precisamos fazer mais pela terra, pela recuperação e preservação de nossos ecossistemas.
3) Lembre-se do lado emocional
Não podemos esquecer do impacto que nosso lado emocional sofre em momentos de incerteza como esses. Muita exposição à informação e notícias ruins pode desencadear medo e ansiedade em excesso, o que deixa o momento ainda mais delicado. Por isso, procure permanecer naquele lugar dos bons sentimentos: da gratidão, do amor, da compaixão, dando valor às pequenas alegrias diárias, cooperem e, se puder, ajude quem precisa. Se desconecte um pouco do noticiário também.
4) Aprenda algo novo
Se o isolamento social te deixou muito entediado, que tal usar esse tempo livre para aprender algo novo? Além de criar novas conexões neurais e fortalecer seu cérebro contra problemas futuros, aprender novas habilidades pode te abrir muitas portas.
Que tal aproveitar o momento para aprender a meditar? Você pode aprender durante a quarentena algo que vai levar para a vida. Conheça o aplicativo Insight Timer e comece pelas meditações guiadas gratuitas.
Ou quem sabe aprender a dançar? Aprender um novo idioma, talvez? Abra sua cabeça para novas possibilidades e se joga 😉
Enquanto isso tudo não passa, vamos aprender a nos cuidar e cuidar uns dos outros. Sempre lembrando do nosso lado físico, mental e emocional. Em breve estaremos juntos novamente na natureza, usufruindo de todos os benefícios que só ela nos traz. Enquanto isso, comente aqui o que você tem feito durante o distanciamento social.