Vem descobrir a origem aqui…
Já parou para pensar quais são os pontos mais altos do Planeta? Essas áreas estão aí faz tempo, mas não tem muito que o homem chegou ao topo destes lugares inóspitos.
E tem menos tempo ainda que, para o deleite dos montanhistas, um norte americano resolveu selecionar alguns dos pontos mais altos do mundo, escala-los e depois relatar essas conquistas em um livro.
Para essa odisséia, Richard Bass selecionou as seguintes montanhas:
1 – Monte Everest (8.844 metros – Ásia),
2 – Aconcágua (6.962 metros – América do Sul),
3 – Denali (6.194 metros – América do Norte),
4 – Kilimanjaro (5.895 – África),
5 – Elbrus (5.642 metros – Europa),
6 – Vinson (4.892 – Antártida)
7 – Kosciuszko (2.228 – Austrália).
No projeto de Bass a Antártica entra na lista e a América é dividida em América do Norte e América do Sul. A lista dele inclui ainda o Monte Kosciuszko que é o ponto culminante da Austrália, como se esse país fosse um continente, descartando as montanhas da Oceania. De lá pra cá outras versões de sete cumes surgiram.
Porém, foi o norte-americano Dick Bass que em 30 de Abril de 1985 tornou-se o primeiro a escalar todos os picos mais altos de cada continente. E inaugurou também o tempo em que subir as mais altas montanhas do mundo, de um país, de uma região ou de uma serra tornara-se o feito máximo dos apaixonados por montanhas.
Aqui neste link você pode conhecer os 7 Cumes do Brasil e no próximo artigo vou te contar como surgiu o nosso Programa 7 Cumes Clássicos.