fbpx

3 dicas para praticar trekking com segurança

Saiba quais cuidados tomar antes de sair por aí subindo montanhas

O trekking é um dos principais esportes praticados na natureza, e as vantagens de acampar e caminhar em meio às florestas e montanhas são muitas, pois a total conexão entre corpo e mente e um tempo prolongado em ambiente natural, aliviam o estresse, revigoram as energias e proporcionam mais saúde.

Apesar de ser indicado para todas as idades, para praticar com segurança é preciso estar atento a alguns cuidados básicos que garantem sua saúde e a preservação do meio ambiente.

Bóra saber quais são e se aventurar?

Trekking com segurança: as 3 dicas mais importantes

O termo trekking tem raiz sul-africana e significa “seguir um trilho ou um percurso, a pé”. Apesar dessa atividade não ser restrita a um grupo de pessoas, antes de começar a praticá-la é importante verificar o seu nível de condicionamento físico e se o grau de dificuldade da trilha está adequado para você.   

Para que as atividades em ambiente outdoor sejam prazerosas e agradáveis, seguir três recomendações é fundamental.

Trekking ao Monte Roraima

1-    Avaliação física

Se você é iniciante, prefira atividades com nível mais leve, semelhantes a hiking. Mas, mesmo que a atividade seja de baixo impacto, é importante fazer uma visita ao médico para saber se está tudo bem antes de começar.

2-    Guia de trekking

É fundamental não se aventurar nas trilhas, morros e florestas sozinho. Contar com um guia experiente nas caminhadas é indispensável para garantir a sua segurança, te ajudar quanto ao melhor caminho, o ritmo ideal e te apresentar soluções para os obstáculos que surgirem – coisa muito comum em ambientes naturais. Verifique a capacitação técnica de seu guia, se a empresa de ecoturismo contratada implementa as Normas ABNT para o turismo, se contrata seguro, entre outros cuidados.

Pedreira desativada no Caminho do Itupava

3-    Saiba qual é o seu limite

Conhecer o seu limite faz toda a diferença na prática de qualquer atividade, afinal, ao conhecer seu limite você sabe identificar quando seu corpo está chegando no ápice da fadiga, o que aumenta as chances de fazer um trekking tranquilo e saudável do começo ao fim.

Trekking com a Salto Alto Montanhismo

Quer começar no montanhismo ou viver uma experiência consciente e apaixonante nas serras do Paraná, do Brasil ou da América Latina? Então, venha caminhar e viajar com a Salto Alto Montanhismo. Seguindo as regras fundamentais que citamos acima e nosso cuidado começa com a anamnese de nossos clientes, passa pela operação segura das atividades até a conclusão e avaliação e aprimoramento de cada saída.

Laguna e vulcão Quilotoa, no Equador

As próximas atividades nossas podem ser consultadas em nossa agenda, aqui no site. Para 2024 temos lindas viagens nacionais como a Chapada dos Veadeiros, a Experience Amazônia, dentre outras. Já pela América Latina temos Vulcões pelo Equador e nossa tradicional saída para os Andes Peruanos e Patagônia Argentina.

E a partir do final de março, quando começa o outono, prepare-se para nossa incrível e tradicional temporada de Montanhas. Incluindo a subida até o pico mais alto do Sul do Brasil, o Pico Paraná, em um trekking que exige superação dos montanhistas!

Ficou animado para praticar trekking? Clique aqui e agende sua trip com a SAM para viver essa experiência incrível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se e fique por dentro!