fbpx

6 cachoeiras para conhecer perto de Curitiba

Com a chegada do verão, quem não quer aproveitar as águas límpidas e refrescantes de uma cachoeira? Apesar de não encontramos essas belezas naturais em Curitiba, há diversas opções lindas e de fácil acesso próximo da Capital. 

Quer conhecer algumas cachoeiras pertinho de Curitiba para incluir no seu roteiro de verão? Então continue a leitura! 

6 cachoeiras para conhecer perto de Curitiba 

1- Salto da Boa Vista 

Em Campo Largo está o Salto da Boa Vista, com 38 metros, a maior queda d’água do município. Para chegar até ela é necessário apenas 10 minutos de caminhada e o local conta com diversos atrativos para quem curte ecoturismo, rapel, descanso e lazer perto da natureza. 

Localização: Estrada do Cerne, Km 34, Bateias, Campo Largo, Paraná.

2- Cachoeira Gêmeas

Localizada em Campo Magro, essas duas cachoeiras têm acesso gratuito e quedas de aproximadamente 4 metros cada. A trilha para chegar até elas é um presente à parte da natureza e, ao chegar no local, é possível se banhar nas águas das cachoeiras, sendo a da direita mais rasa e mais iluminada pelo sol. 

Localização: Em Campo Magro, passe a Prefeitura e o único posto de gasolina. Após, é só virar a primeira rua à direita e seguir as placas de indicação na estrada de terra.

3- Cachoeira da Quintilha

Localizada em Paranaguá (Colônia Quintilha) as cachoeiras estão no curso do rio Brejatuba e o domínio da área é privado. A cachoeira Quintilha (parte baixa) está localizada próximo ao limite do Parque, enquanto a Alto da Quintilha (parte alta) está inserida na Unidade de Conservação. As águas são límpidas, cheias de peixinhos, aos pés da Serra da Prata, um de nossos mais lindos redutos da Serra do Mar Paranaense.

Localização: é possível chegar de carro até próximo às cachoeiras pela Estrada da Quintilha – um caminho de terra que tem início no km 4 da rodovia Alexandra – Matinhos (PR 508). Percorrendo 4,5 km na estrada de terra chega-se à entrada da propriedade onde se encontra a Cachoeira Quintilha. 

Temos data marcada para ir até lá, será no dia 08 de março. Saiba mais aqui

4- Salto dos Macacos 

Salto dos Macacos é uma das mais belas quedas d’água do Paraná. Fica protegido pela densa mata atlântica, em meio a nossa Serra do Mar. Exibe um paredão de 70 metros por onde o rio, que nasce no morro de mesmo nome, despenca vigoroso e forma piscinas naturais incríveis.

Localização: Para chegar a este paraíso saímos do Centro de Visitantes do IAP, em Prainhas-Morretes, atravessamos o rio Ipiranga e seguimos pela trilha na mata. Depois de duas horas e meia de caminhada, aproximadamente, mais íngreme nos últimos 30 minutos chegamos ao destino. Era ali o caminho original do Itupava, antes da abertura do Cadeado em 1770.

5- Salto Tombo d´Água

Localizada em Morretes-PR, essa cachoeira conta com três quedas de águas extremamente cristalinas, onde pode-se ver até o fundo do rio. 

A base dessa cachoeira é perfeita para banho, com uma profundidade considerável. A vegetação do local e da trilha é uma beleza à parte que faz esse percurso ser incrivelmente lindo. 

Localização: Saindo de Curitiba-PR deve pegar a BR-116 sentido São Paulo. Entrar na Estrada da Graciosa, atravessar toda ela e logo depois de passar pelo primeiro centro de comércio, depois do Sítio do Poço Preto, encontra-se uma lanchonete chamada: Tombo D’água. Pode-se deixar o carro estacionado em frente dela e então atravessar o rio logo a frente. A partir daí o trajeto deve ser feito por trilha. O ideal é contar com um guia. 

A Salto Alto irá para lá em 08 de fevereiro. Confira aqui no evento. Pode chamar a gente no WhatsApp para receber os detalhes em primeira mão. 

6- Cachoeiras do Morro Perdidos

No Morro dos Perdidos, localizado na cidade de Tijucas do Sul, encontramos além da bela montanha de 1.500m de altitude, a imponente Cachoeira dos Perdidos. Ela pode ser considerada uma cachoeira perfeita, pois além de ser muito bonita, é uma cachoeira alta, com grande volume de água e que possui fácil acesso. São várias quedas em sequência, sendo que do topo da queda mais alta até a base da cachoeira são mais de 30 metros.

Localização: O acesso ao Morro dos Perdidos é pela BR-376, próximo ao posto policial da divisa entre Tijucas do Sul e Guaratuba, ambos municípios do estado do Paraná. Para quem sai de Curitiba, deve-se seguir pela BR-376 sentido Santa Catarina, passar um pedágio e logo após passar a entrada para o Morro Araçatuba, deve-se pegar a próxima entrada a direita (próxima ao posto policial). Logo você encontrará uma placa indicando a propriedade e um lugar para estacionar, depois é pagar a entrada e trilhar!

E então, gostou de conhecer algumas opções para se refrescar neste verão em água doce? Cadastre-se em nosso site para ser avisado sobre nossas rotas e destinos e bóra curtir o verão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se e fique por dentro!