Uma técnica criada pelos japoneses na década de 80 para incentivar a população a passar mais tempo respirando o ar puro da floresta e sentindo de perto os benefícios que a natureza pode proporcionar para corpo, mente e espírito. Estamos falando do Banho de Floresta, ou Shinrin-yoku, uma prática atualmente incentivada pelos serviços de saúde pública do Japão e em outros países, como Austrália e Estados Unidos.
A técnica usada hoje como forma de medicina preventiva, já foi comprovada cientificamente em diferentes pesquisas. Os resultados demonstram a diminuição do cortisol, principal hormônio causador do estresse, da pressão arterial, melhorias na concentração e imunidade, até ajudar na prevenção do câncer.
Continue a leitura e entenda cada detalhe.
Partindo do princípio: como funciona o Banho de Floresta?
Uma experiência meditativa que cria um ambiente de troca entre ser humano e natureza. No silêncio, podemos observar essa troca e absorver cada detalhe de pequenas coisas, com a caminhada lenta e atenção focada nos movimentos conscientes para ampliar a percepção dos sentidos.
Com atividades dirigidas, abrimos profundamente nossos sentidos para essa conexão curativa com a natureza. Dentre estas ações estão, por exemplo, caminhar pela mata, ouvir os sons do ambiente, tocar delicadamente as folhas, troncos e raízes das árvores e sentir suas texturas, perceber os aromas, permitindo assim que todo o seu organismo entre em sintonia total com a natureza.
No método terapêutico de Banho de Floresta, são indicadas sete caminhadas de três horas cada, sendo uma por semana, para treinar corpo e mente com a quietude e ampliar sua percepção.
Quais os benefícios de praticar Banho de Floresta?
Os benefícios de praticar o Shinrin-Yoku são comprovados pela ciência:
• Reforço do sistema imunológico;
• Melhoria do estado de ânimo;
• Aumento da capacidade de concentração;
• Diminuição da tensão arterial;
• Recuperação acelerada de cirurgias ou doenças;
• Maior nível de energia;
• Melhoria do sono;
• Redução do stress.
O que dizem as pesquisas?
Em um estudo do médico Yoshifumi Miyazaki, da Universidade de Chiba, no Japão, o contato com as matas reduziu em 13% os níveis de cortisol no sangue dos participantes, em 2% a pressão sanguínea e em 18% a atividade do sistema nervoso simpático, responsável pelas respostas involuntárias a situações de perigo e estresse, além de uma diminuição de 6% na frequência cardíaca. Houve também uma melhora de 56% na atividade do sistema nervoso parassimpático, que responde a situações de calma, indicando um relaxamento biológico.
Outro estudo demonstra como o cheiro da floresta afeta positivamente nosso organismo, diminuindo estresse e a irritação. A Nippon Medical School de Tóquio mediu os efeitos na saúde humana e comprovou também que os banhos de floresta ajudam até na prevenção de câncer.
Depoimentos de quem já viveu essa experiência
A Salto Alto Montanhismo, como entusiasta do contato com a natureza e por conhecer os benefícios dessa proximidade, decidiu trazer o conceito de Banho de Floresta para o Brasil. Tornou-se parceira e associada da ANFT – Association of Nature and Forest Therapy, uma maneira de acessar as melhores práticas do Shinrin-Yoku e também os últimos estudos a respeito.
A primeira edição completa do Banho de Floresta, com suas 7 semanas em 7 trilhas diferentes, foi dos dias 09/10 a 20/11/2019 e nos trouxe aprendizados magníficos.
“As trilhas foram lindas! Muito bem escolhidas! A grande lição que fica para mim é que a vida é simples. Que a alegria está nos pequenos gestos. Que existe uma sabedoria universal disponível. Que o amor e a gratidão são as minhas melhores ferramentas.
O que realmente importa é o caminho! Depois que dei o primeiro passo, me encontrei. Ou melhor, me reencontrei! Amei cada passo! Amei cada encontro.” (Elke Schulze – Banho de Floresta 2019)
“Desde o primeiro dia você deixa toda tristeza. Parece que você volta a ser criança, sem estresse!” (Olivia Karoleski – Banho de Floresta 2019)
Banho de Floresta em 2020
Os Banhos de Floresta orientados pela Salto Alto Montanhismo acontecem em Curitiba e em trilhas da região – a próxima edição já tem data marcada em 2020. A segunda edição será às terças-feiras de 03/03 a 14/04/2020 e você pode reservar sua vaga aqui. Para saber mais ou esclarecer dúvidas, fale com a gente pelo WhatsApp.