Se você está planejando encarar um trekking ou uma viagem com mochila, já deve ter percebido que, entre tantos modelos e funções, pode ser difícil escolher a mais adequada para sua aventura, principalmente se você for iniciante nesse universo, certo?
Antigamente, as mochilas de carga eram mais desconfortáveis, rígidas e de difícil adaptação. Modelos desenvolvidos para mulheres, há 20 ou 30 anos eram inimagináveis. Mas ainda bem que essa realidade mudou, a tecnologia expandiu e esse mercado aumentou, resultando em uma ampla variedade de mochilas para os mais diferentes estilos: hiking, trekking, escalada, ciclismo, etc.
Se você vai investir nesse equipamento, mas ainda está em dúvida de qual opção é melhor, continue a leitura. A seguir, conheça as mochilas de ataque, cargueira e de hidratação.
Os 3 principais tipos de mochila para viagens
Afinal, dentre essas nomenclaturas, qual a sua mochila favorita? Para saber essa resposta, é preciso conhecer os modelos, analisar seus pontos fortes e conhecer as suas necessidades durante a aventura. Conheça melhor cada uma das opções e defina a melhor para você!
Mochila de ataque
Versátil, a mochila de ataque é aquela que você pode usar em qualquer situação. Mais trabalhada, resistente e com mais regulagens, compartimentos e bolsos do que as mochilas escolares tradicionais, esse tipo aguenta de 10 a 45 litros – ideal para usar em hikings, trekking curtos (de um dia), viagens de mochilão que não incluam acampamentos e esportes em geral.
Mochila cargueira
Aqueles que desbravam a natureza, florestas e montanhas com todo equipamento nas costas precisam de uma mochila cargueira como acessório indispensável. Esse modelo é usado por quem pratica trekking e viagens longas, ou seja, passam alguns dias e noites a céu aberto e precisam de uma boa mochila para transportar todo equipamento necessário. Por isso, suas especificações são pensadas para proporcionar ao viajante o melhor desempenho e conforto durante a caminhada.
Antes de comprar a sua, defina qual tamanho será necessário. Tudo depende, normalmente, de quanto tempo irá durar seu trekking/mochilão:
· Hiking / Trekking de 1 dia | mochila de 20 a 30 litros
· Trekking de 2 a 3 dias | mochila de 40 a 50 litros
· Trekking de 4 a 5 dias |mochila de 50 a 60 litros
· Trekking de 6 a 7 dias | mochila de 60 a 75 litros
· Longos Trekkings / Expedições | acima de 75 litros
Por exemplo, em nosso próximo trekking ao Pico Paraná (que será dia 29 e 30 de junho), o mais recomendado é levar uma mochila cargueira de até 50 litros, pois são dois dias de jornada.
Mochila de hidratação
Quem pratica hiking, corridas longas ou ciclismo precisa manter-se hidratado continuamente. Por isso, nada melhor do que andar com um reservatório de água acoplado. Nesses casos, a mochila de hidratação é a indicação mais perfeita. O tamanho do compartimento varia, mas normalmente leva até 2 litros da bebida. Além disso, a mochila ainda tem compartimentos para que você possa carregar outros itens básicos na mochila.
Esses são três principais modelos de mochila para viagem, gostou de conhecer? Se tiver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários!