fbpx

Outono e inverno: as estações do montanhismo

Porque as estações frias são as mais indicadas para a prática do montanhismo no sul e sudeste do Brasil

A primeira grande razão para trilharmos até o alto de uma montanha nas regiões sul e sudeste do Brasil só no outono e no inverno é para darmos um tempo para as serras se recomporem. Sim, um respiro para o solo se reconstituir, para a vegetação que fica ao redor da trilha e ajuda a prevenir erosão se refazer, para a vida selvagem poder se reproduzir e viver plenamente a fase mais ativa que tem em nossa mata atlântica.

Vista do conjunto Ibitiraquire, a partir do Itapiroca

Agora entraremos nas boas razões para os montanhistas em respeitar a temporada de montanha, mas antes só uma rápida reflexão do porque a montanha tem fascinado cada vez mais e mais pessoas.

Montanha é uma obra divina mesmo, talvez a maior de todas no reino de Pachamama. Nos arrebata com tamanha força e beleza. Nos faz rever ou aprimorar nossos conceitos, nossa visão de vida e de mundo. Eu, pessoalmente, não acredito que uma pessoa suba uma montanha e não se apaixone imediatamente. Se isso acontecer é porque ela não subiu inteira ou não conseguiu se conectar a vida que pulsa por todo o caminho e lá no alto.

Agora, se você é daqueles que acabou de subir seu primeiro Pico, ficou extasiado com tudo o que viu e viveu e não vê a hora de voltar pra serra precisa saber de algumas informações sobre a atividade. Se está entre os que já subiram dezenas, talvez centenas, de vezes devem conhecer bem sobre o que vou falar e pode até contribuir com mais orientações nos comentários, para ajudar quem está começando.

Primeiro, se acabou de subir parabéns! Você começou na melhor época para nossa atividade, quando o artigo foi escrito originalmente no inverno. Sim, tem disso no montanhismo, é a temporada de montanha. Esse período ocorre nas estações mais frias: outono e inverno. Não é que seja proibido, infelizmente para as montanhas de APA – Área de Proteção Permanente, caminhar nas montanhas na primavera e no verão, a questão é que não é ético como já discorremos aqui no ínicio do artigo, mas além disso, falando agora da proteção aos caminhantes, as estações mais frias reúnem as melhores condições para trilhar e acampar no alto de nossas serras.

Cume do Morro Araçatuba

Quais são as boas condições do inverno:

1. Clima estável

Um conjunto de variantes precisam ser levadas em consideração na prática do montanhismo, o que exige um bom planejamento. Uma dessas inconstantes é o clima. Portanto, quanto mais estável melhor para a atividade, por isso as estações mais frias são as ideais.

2. Menos chuva

Isso mesmo, essa é uma ótima característica do inverno para o montanhismo. Sem chuva a ascensão às montanhas ficam mais fáceis e mais seguras. Em consequência a maioria das trilhas ficam mais secas, sem atoleiros.

Morro Chapéu de Bruxa

3. Menos raios

Esse é outro cuidado crucial. Sabemos que o Brasil é líder mundial na incidência de raios*. Que 90% dos 50 milhões de raios que caem no país, por ano, são registrados durante a primavera e o verão. Por isso, mais uma vez o outono e o inverno saem na frente.

4. Menos bichos

Essa é outra vantagem, no inverno os animais estão menos ativos e alguns mais recolhidos. Por isso você certamente não sofrerá com insetos como butucas, dificilmente encontrará uma cobra ou mesmo outros bichinhos – moradores da floresta.

Cume do Anhangava

5. Céu de brigadeiro e visuais de tirar o fôlego

Essa é outra vantagem do inverno e do outono. O clima seco e o tempo mais estável são garantias de dias ensolarados e lindos. De céu de brigadeiro, mar de nuvens, nascer e pôr do sol incrivelmente lindos. Por isso, esta é a hora baby, bóra aproveitar a temporada de montanha, viver a natureza e nossa conexão com a vida.

E, fiquem tranquilos. Tem muitas trilhas, caminhadas e cachoeiras que podemos fazer nas estações mais quentes. Até algumas montanhas, mas com outras funções e planejamento. Mas isso é assunto para um outro artigo, em breve. 😉

*Fonte: Inpe

Morro Camapuã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se e fique por dentro!