fbpx

7 dicas para praticar trekking no frio

O inverno é considerada a melhor estação para praticar montanhismo, já que é temporada de seca e o céu de brigadeiro deixa nossas aventuras mais lindas, apesar de muitas vezes encontrarmos temperaturas bem congelantes! 

O segredo é conhecer as dicas e equipamentos certos para se proteger das baixas temperaturas, cuidar da saúde e aproveitar toda a beleza e benefícios que a natureza pode nos oferecer, no inverno e em todas as demais estações. Quer conhecer algumas delas? Então continue essa leitura com a gente! 

Leia também: Regras de Conduta Consciente de Mínimo Impacto

Trekking no frio: como se proteger? 

O inverno acaba oficialmente no dia 22 de setembro. Isso quer dizer que ainda dá tempo de aproveitar a estação mais fria do ano para subir montanhas. Se você está começando no esporte, pode parecer uma boa ideia usar casacos de moletom, blusas de lã, meias de algodão e outros equipamentos que funcionam melhor na cidade, mas na montanha podem acabar aumentando a sensação de frio. 

Com as dicas certas, com certeza essa experiência será inesquecível e você vai voltar mais vezes. Algumas orientações são: 

1- Use um bom casaco

Parece óbvio, mas muitas pessoas acreditam que o moletom dos invernos em casa pode aquecer na montanha. É importante escolher bem os tecidos e tipos de casaco para praticar montanhismo no inverno. 

Para estar bem aquecido em temperaturas muito baixas o mais recomendado é se vestir em camadas, entre segunda pele, tipos de blusa e de casaco. 

Imagem: Blog de Escalada 

Algumas peças fundamentais para isso são: 

  • Casaco impermeável 

Vale a pena investir na melhor peça que você puder, pois essa é uma das principais peças no montanhismo – que estará com você na maioria das aventuras. 

  • Casaco isolante 

Um casaco grosso e isolante muitas vezes é indispensável, dependendo da região e da altitude que você vai. Em algumas situações, ter um casaco com maior envergadura e peso pode ser valioso para permanecer aquecido e não passar por apuros. 

  • Casaco à prova de água 

Esse casaco, muitas vezes, nem sai da mochila. Por isso, seu material deve ser resistente e ao mesmo tempo leve. 

2- Proteja a cabeça do frio 

É importante proteger a cabeça, rosto e pescoço do frio. Prefira os gorros de lã que cubram as orelhas. Existem diversas opções no mercado, de lã e fleece, por isso é importante ficar atento às especificações de aquecimento de cada um. 

Em temporais, o montanhista também pode usar balaclava, uma peça que protege quase totalmente o rosto e o pescoço. 

3- Calça de montanhismo

Investir em uma calça para trilha é uma boa ideia, pois essa peça estará presente em todas as atividades. Os tecidos tipo Schoeller não-isolados são os mais indicados. 

Há ainda as calças à prova de água. Seu material de fabricação ideal é Gore-Tex ou equivalente, que devem ter fechos laterais para possibilitar que sejam vestidas sem ter que descalçar as botas.

4- Meias e luvas 

Proteger os pés e as mãos é tão importante quanto a cabeça. Por isso, invista em meias e luvas de qualidade, como lãs de merino para as meias e fleece para as mãos. Para quem é apaixonado por praticar atividades ao ar livre é importante investir em equipamentos de qualidade. 

5- Saco de dormir 

Na hora de escolher o saco de dormir adequado para a montanha, é importante observar qual sua temperatura de conforto. É melhor esquentar no saco de dormir do que ele ser ineficiente e tornar o acampamento no inverno um pesadelo. 

6 – Isolante térmico

Apesar de parecer com um colchão inflável, o isolante térmico está longe de ter as mesmas funções. Esse equipamento não serve para substituir um colchão, mas sim para  manter o saco de dormir e o chão da barraca isolados. Um dos benefícios é que esse item é bastante leve, facilitando seu transporte em longas caminhadas. 

7- Bebidas alcoólicas

Apesar de muitos acharem que a bebida alcoólica aquece o corpo, na verdade, seu efeito pode ser justamente ao contrário. Após esquentar o peito momentaneamente, provoca desidratação. Isso faz com que logo após você sinta ainda mais frio. Abusar do álcool em atividades outdoor também não é uma boa ideia, pois afeta o funcionamento do cérebro e compromete a locomoção. 

Em vez disso, prefira bebidas quentes. Isto é, invista em bebidas como chás, chimarrão e café. Outro ponto importante é a concentração de cafeína, pois ela também desidrata o organismo. Então, quanto menos cafeína tiver, melhor. 

As sopas são um tipo de alimento usado por muitas pessoas, pois aquece e alimenta. Outras pessoas preferem o chocolate quente, muito saboroso e que também aquece! 

Leia também: Tipos de mochila: escolha a mais adequada para a sua aventura

E você, quais dicas e equipamentos não podem deixar de fazer parte da vida de todo montanhista, principalmente para praticar trekking no frio? Conte aqui nos comentários e indique esse conteúdo para um amigo de montanha. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se e fique por dentro!